Plano de Saúde Empresarial

10 curiosidades sobre oftalmologia

A oftalmologia é o ramo da medicina que cuida dos olhos. Trata-se de uma das ramificações da medicina mais antigas e recebe atualizações tecnológicas de maneira constante, visando trazer benefícios cada vez mais maiores às pessoas.

Pensando em quão benéfica essa área pode ser, resolvemos mostrar aqui 10 grandes curiosidades sobre essa bela profissão, confira.

1 – Olhos determinam nosso relacionamento com o ambiente

Mais de 80% do nosso relacionamento com o ambiente ocorre através da visão. O restante do modo com o que nos relacionamos com o meio, ou seja, 20% é dividido entre olfato, tato e audição. Por isso a oftalmologia é tão importante na evolução da medicina.

2 – Lei garantiu o surgimento do dia do profissional oftalmologista

O dia do oftalmologista foi oficializado no ano de 1968 através de uma lei estadual com autoria do deputado Antônio Salim Curiati que também era oftalmologista. Seigo Tsuzuki, ministro da saúde em 1986 instituiu a data em caráter nacional. O dia do oftalmologista é comemorado no dia 07 de maio.

3 – Alemanha é o berço da profissão

No ano de 1850, o médico e físico alemão Hermann Ferdinand Ludwig von Helmoltz apresentou à comunidade científica da época um aparelho que deu nome de oftalmoscópio, que permitia examinar o interior do globo ocular de seus pacientes.

4 – Cirurgias nos olhos eram feitas na antiguidade

Embora existam uma série de relatos de cirurgias envolvendo olhos, o registo mais antigo de um procedimento de oftalmologia possui data de 2.500 A.C. na índia, onde é relatada uma cirurgia de catarata, onde foram utilizados espinhos e gravetos.

5 – Padroeira própria

Santa luzia, amplamente festejada nas festas católicas na data de 13 de dezembro é considerada como padroeira dos oftalmologistas. É bastante comum, devotos da santa pedirem bênçãos para doenças oculares.

6 – O primeiro do Brasil

Gama Lobo era oculista e se tornou o primeiro oftalmologista do Brasil. Nascido em 1835 na cidade de Monte Alegre – PA, foi ele quem realizou a primeira operação de iridectomia no país, procedimento para curar glaucoma.

7 – Pinturas foram influenciadas pela visão

Famosos pintores como Edgar Degas e Claude Monet eram portadores de doenças oculares. Estudos do oftalmologista e professor Michael Marmor da Universidade de Stanford – EUA mostrou que as características que os pintores expressavam seriam respostas às suas limitações em enxergar.

8 – Origem dos óculos

O primeiro par de óculos remete a Alemanha, no ano de 1270. Feito de ferro e ajustado de modo precário sobre o nariz. No entanto, foi na Itália que o objeto se consagrou, uma vez que somente os vidreiros de Veneza sabiam como fabricar vidros transparentes.

Já no brasil, os óculos só chegaram no século XVI, através da colonização portuguesa.

9 – Período para ser formar em oftalmologia é grande

Para se formar em oftalmologia é necessário cursar medicina, curso com duração de 6 anos, além de especialização em oftalmologia, que dura mais 3 anos. Por ser uma profissão em constante evolução, estudos frequentes de atualização e participação em congressos também são necessários.

10 – Número de oftalmologistas no país

No último censo de oftalmologia no Brasil, foi registrado que o país contava com 17.740 profissionais, média de 1 oftalmologista para cada 10.725 pessoas. De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, para a região da América Latina, a recomendação é de 1 profissional para 35 mil habitantes.

Agora que você já sabe tudo sobre essa linda e importante profissão que tal compartilhar esse texto com seus amigos? Deixe seu curtir e ajude a espalhar informações de qualidade nas redes sociais.

Conheça mais sobre oftalmologia acessando o site da clínica Americas OftalmoCenter