Planos de Saúde

Guia passo a passo para parar de fumar e ficar mais saudável

Se você decidiu parar de fumar … Parabéns, você tomou a decisão certa!

No entanto, deixar de fumar é mais difícil do que apenas tomar uma decisão. 70% dos fumantes que querem parar de fumar nunca conseguem fazê-lo. E aqueles que desistiram podem levar até 8 tentativas de finalmente poder se tornar livre de fumo.

Tomar a decisão de parar de fumar é um excelente primeiro passo!

Mas se você ainda não decidiu deixar de fumar, este artigo irá ajudá-lo com suas dúvidas.

Eu escrevi este artigo para levá-lo ao processo passo a passo de como parar de fumar. Este artigo irá fornecer-lhe toneladas de recursos e material de leitura (em links) para ajudá-lo com a sua cessação do tabagismo, entender a retirada de nicotina , porque a goma de Nicorette e o adesivo de nicotina não funcionam, etc.

Se você gosta deste artigo, compartilhe-o com amigos e seguidores porque esta informação pode ser útil para muitos que desejam sair, mas não sabem como. Não há vergonha em ajudar os outros!

1. Não compre em massa

Como o primeiro e mais fácil passo, na próxima vez que você comprar um cigarro, não os compre em massa.Compre-os na menor quantidade disponível. Talvez se você tiver um amigo que fuma, pergunte se você poderia comprar um cigarro ao mesmo tempo.

2. Escreva o que quiser sobre fumar

Anote o motivo pelo qual você começou a fumar, por que você continua fumando e o que gosta de fumar.Entender e analisar por que você fumou, em primeiro lugar, irá ajudá-lo a se tornar determinado em seu progresso.

Agora, anote o que você odeia sobre fumar e como isso está afetando você e sua família. Anote com a maior sinceridade possível sobre todos os efeitos nocivos que o tabagismo tem em você.

Quando você escreve coisas que você gosta e não gosta de fumar, você perceberá que o desagrado supera os gostos. Isso ajudará a torná-lo mais racional e determinado.

3. Anote o seu motivo para parar de fumar

Entre a lista de coisas que você não gosta de fumar, qual é a maior preocupação para você? O que é que o leva a parar de fumar? Identificar um único motivo principal para a sua decisão pode ser mais poderoso do que listar várias razões que você não se importaria em duas semanas.

Para alguns, pode ser que sua filha ou filho não se sinta confortável quando fumam. Para outros, pode ser que eles tenham um problema de respiração grave que eles querem melhorar. Pode ser que você tenha um orçamento limitado e queira economizar o dinheiro deixando de fumar.

Seja qual for o seu motivo, escreva-o e esteja ciente desta razão o tempo todo.

4. Por que parar de fumar não será fácil

Reflita sobre seus hábitos e situações quando você fuma. Quais serão os desafios de desistir?

Pode ser o colega do escritório que insistirá em dar-lhes companhia durante os intervalos. Você pode ser mais viciado em ter um cigarro com o seu café ou no início da manhã. Ou você pode não ser capaz de controlar fumar enquanto bebe. Pode ser difícil dizer não aos seus amigos quando eles oferecem uma fumaça.

De forma honesta, anote todas essas situações quando você pode ter mais desejo de fumar e vai achar difícil resistir.

5. O que fazer quando o desejo persegue você

Agora, você conhece a situação em que será difícil resistir ao tabagismo, como será mais fácil resistir?

Faça uma lista de coisas para evitar fumar em situações difíceis. Se você deseja fumar pela manhã, você pode querer começar seu dia bebendo um grande copo de smoothie ou chocolate para matar o desejo.

Você pode sair em “fumar” quebras com seus colegas, mas, em vez disso, beber coca-cola de dieta ou uma garrafa de água. Em vez de fumar e beber durante a noite, você pode começar a correr todos os dias, mesmo que seja por 15 minutos.

Planeje exatamente o que você fará em cada situação para que você não precise pensar demais em fumar. Este passo é muito crucial e não deve ser levado à tona. Não saber o que fazer quando você está ansiando por um cigarro rapidamente irá rebotar para a recaída.

6. Parar de fumar é salvar a vida

Pelo menos, sua! E outros que indiretamente fumam com você.

Uma vez que você percebe o dano que você tem feito a si mesmo ao fumar cigarros, você deve agradecer que você esteja deixando de fumar. Você realmente deveria se considerar um herói ao deixar este perigoso hábito.

Seja claro em sua mente que você será muito mais saudável e enérgico quando você parar de fumar. Isso levará a mais confiança, auto-respeito e uma vida mais longa.

7. Leia “Maneira fácil de parar de fumar”

Este livro de Allen Carr foi um santo graal para cessação do tabagismo e o ajuda a deixar de fumar de forma eficaz.

Allen Carr tem sido um fumante de longa data que deixou de fumar e agora está ajudando os outros a fazer o mesmo. Ao longo dos anos, ele ajudou muitas celebridades a parar de fumar e começar uma vida mais saudável.

8. Não se sente privado a qualquer momento

Por outro lado, deixar de fumar é algo que você deveria ter feito anos atrás. Não sinta que você realmente está desistindo de nada por não fumar mais.

Ganhando confiança em uma chave aqui. Lembre-se de todos os desafios difíceis que você superou.

Diga a si mesmo todas as vezes que você não está perdendo nada, deixando de fumar. Se você parar de privar ou pensar em fumar, sua jornada será muito mais fácil.

9. Defina uma data de encerramento

Decida uma data para parar de fumar. Nunca cometa o erro de parar de fumar no mesmo dia em que tomou a decisão. Muitas vezes, as decisões meio cozidas não são bem executadas. Tire um tempo para planejar bem para a grande mudança e, uma vez que a data definida chega, pare completamente de pensar em fumar.

Mantenha a data de encerramento uma semana mais tarde, ou assim. Isso irá ajudá-lo a planejar bem a mudança e dar-lhe tempo suficiente para desfrutar do seu tabagismo antes de sair para sempre.

10. Feche de bom humor

À medida que o último dia se acende, ilumine seu último cigarro e faça um voto para nunca segurar outro cigarro em suas mãos, venha o que pode. A partir desse dia, você vai parar de pensar nos momentos em que você fumou.

Seja alegre e feliz por ter tomado essa decisão. Não pare de fumar de mau humor. Em qualquer ponto da sua jornada de desistir, você não deve se sentir mal ou duvidoso por não fumar.

Esta é uma parte muito crítica e determinará quanto tempo você terá que se empurrar para evitar fumar.Quanto mais você se encarregar de sua decisão, mais fácil e mais fácil será parar de fumar.

11. Lança tudo relacionado ao tabagismo

Absolutamente nenhum estoque de emergência! Lança (ou Dá) tudo o que pode puxá-lo de volta ao tabagismo como cinzeiros, isqueiros, etc. Ao jogar fora essas coisas, significa que você não vai mais usá-las e não as necessita mais.

Esta é uma mudança simbólica de se livrar de coisas que você não precisa mais, já que agora você deixou de fumar. Agora é hora de se preparar para a mudança.

12. Compreender a retirada de nicotina

Compreenda como a retirada de nicotina do seu corpo irá agir apenas alguns minutos depois de ter fumado o seu último cigarro.

Após 20 minutos, sua freqüência cardíaca e pressão arterial se estabilizarão. No entanto, a retirada de nicotina pode ser inconcebível e causar ansiedade, depressão, sonhos ruins ou dores de cabeça. Pode também ser lento às vezes, mas entendo que é uma coisa única e como não-fumante, você nunca mais experimentará novamente.

Dentro de 12 horas, o monóxido de carbono no seu sangue irá cair para o nível normal, o nível de oxigênio aumentará e você se sentirá ótimo.

Dentro de 2-3 semanas, o funcionamento e a circulação sanguínea dos seus pulmões melhorarão e você começará a se sentir enérgico e saudável.

13. Coloque o cigarro em uma caixa

Outro gesto simbólico para medir o sucesso de parar de fumar é colocar dinheiro que você gastou em cigarros em uma caixa. Se um pacote de cigarro custa US $ 10 que você fuma em 2 dias, coloque esse dinheiro em uma caixa. Abra a caixa após 2 meses e parabéns … você economizou US $ 300 em apenas 2 meses.

14. Escreva as coisas boas acontecendo com você

Anote todas as mudanças positivas que você sentiu desde que você deixou de fumar. Isso pode levar uma semana ou duas em alguns casos, mas associar coisas boas ao seu processo de mudança o ajudará a superar quaisquer dúvidas.

Você está se sentindo mais forte e mais enérgico? Você se sente menos cansado? Os seus reflexos melhoraram? O alimento é melhor? Você cheira melhor do que antes? Você pode escalar mais escadas agora?

15. Não pare de conhecer amigos

Um dos piores erros que as pessoas fazem durante o programa de cessação de fumo é parar de sair com os amigos. Ou não tirar pausas no escritório com colegas para evitar fumar.

Sugerimos que você continue saindo com os amigos e faça pausas com colegas. Mas em vez de fumar, tome um café ou uma bebida para relaxar. Se você associar a beber com o tabagismo, tente beber bebidas não alcoólicas que sejam mais refrescantes.

Em vez de se sentir mal por não fumar, conte aos amigos que você deixou de fumar e você gosta de ser um não-fumante. Eles vão entender isso.

16. Aprender com os outros

Participe de uma comunidade perto de você que possa incentivá-lo no seu progresso a parar de fumar. Você aprenderá muito ouvindo erros que outros fizeram e suas histórias de sucesso.

Há tantas celebridades e pessoas bem conhecidas que deixaram de fumar no passado. Se eles podem parar de fumar, você também pode fazê-lo. Ouça o que eles disseram sobre sua experiência e como eles se transformaram simplesmente cortando cigarros.

17. Diga a todos como você se sente

Deixe todos em sua família e amigos saberem que você deixou de fumar e precisa de seu apoio durante este processo. Diga-lhes o quão grande você está sentindo depois de parar de fumar. Forme um grupo de apoio ao seu redor que o ajude a completar sua jornada.

18. Reflita sobre o seu progresso

Todas as semanas refletem a principal razão pela qual você queria parar de fumar e o progresso que você fez.Você se vê feliz com o motivo de parar de fumar? Continue lembrando-se por que você queria parar e que você está mais perto de alcançá-lo.

Claramente anote se você sentiu como fumar em qualquer situação e como você asseguraria que não desista da próxima vez.

19. Nem mesmo um único sopro

Muitas pessoas pensam que podem fumar de vez em quando durante o processo de destruição de fumaça.Eles acreditam que apenas um sopro não os fará começar a fumar novamente. Mas eles estão tão errados!

Seu poder de vontade para evitar mesmo um único sopro de fumaça determinará se você conseguirá deixar de fumar ou não. Uma vez que você fuma um cigarro durante o processo de desistir, é provável que comece a fumar novamente dentro de uma semana.

20. O patch de nicotina e as substituições são inúteis

Muitas empresas, blogs de saúde, sites e especialistas irão dizer-lhe que os remendos de nicotina e as gengivas são a primeira e mais eficaz forma de deixar de fumar. Mas isso não!

A razão pela qual o tabagismo é difícil de sair não é por causa do ato de fumar, mas os efeitos da nicotina no organismo. Ao usar substituições e substitutos, você ainda está consumindo nicotina, mas em diferentes formas, o que torna igualmente difícil desistir.

Substituições como goma de mascar e manchas de Nicorette darão uma solução de nicotina e você ainda dependerá dessas correções. Você pode reduzir o tabagismo temporariamente. Mas no dia em que você não recebe suas substituições, você voltará a fumar quase que imediatamente.

Portanto, a maneira mais eficaz de parar de fumar é simplesmente deixar a ingestão de nicotina de qualquer forma.

21. Beba chá de ervas

O chá de ervas ajuda na desintoxicação do corpo e reduz o estresse durante a retirada de nicotina. Alguns podem sentir um tipo semelhante de alívio do chá de ervas, pois eles conseguem fumar um cigarro. Beber chá de ervas regularmente tem muitos benefícios do que apenas substituir cigarros e pode ajudá-lo a recuperar mais rápido.

22. Encontre uma nova atividade

Os primeiros dias de sua jornada podem ser desafiadores e deprimentes também. Portanto, você já pode planejar iniciar uma nova atividade para ajudá-lo a não pensar em fumar. Quando você muda sua rotina de atividades, é menos provável que você pense em uma rotina anterior, que incluiu fumar.

Comece o seu dia com uma leve jogging ao redor do seu bairro e beba muita água. Durante as pausas do escritório, jogue um jogo de tênis de mesa ou solitário ou simplesmente passee. Obter uma mesa de esteirapara ser mais ativa no trabalho. Isso lhe dará menos tempo para pensar em fumar.

Se você tem hábito de fumar na noite em frente à TV, tente mudar para um lanche melhor como amendoim, gengivas sem açúcar, castanha de caju, etc.

Formar novos hábitos pode ser uma maneira muito eficaz de combater a vontade de fumar.

23. Viva saudável

Quando você parar de fumar, você perceberá que agora tem energia extra em seu corpo e você se sente menos cansado. Tente fazer mais exercícios todos os dias para se tornar mais saudável.

Preencha o seu espaço com coisas postivias, em casa e no trabalho. Exercite-se regularmente. E em alimentos limpos e saudáveis ​​agora que seu paladar está voltado ao normal. Caminhe mais e em todos os lugares, você tem mais resistência agora.

24. Recompensa a si mesmo

Recompense-se como todos os dias passam sem fumar. Comemore alguns aniversários gratuitos de uma semana, duas semanas, um mês e um ano de nicotina. Lembre-se das toneladas de dinheiro que você salvou em uma jarra? Sair e derrotar-se. Sinta-se bem em sua realização, você merece isso.

25. Não voltar

Lembre-se de você para se convencer de que você não pode falhar a qualquer custo e que não há retorno de volta uma vez que você tomou a decisão de parar de fumar. A cessação do tabagismo não é fácil e se você tentar várias vezes, você terá que enfrentar as mesmas dificuldades cada vez.

26. Tente outros métodos

Se você recuar em seu plano pela primeira vez, registre onde você deu errado e como você se certificará de que não desistir da próxima vez. Tente outros métodos para parar de fumar, como terapia comportamental, acupressão ou acupuntura.

27. Auxílios para o tabagismo

Se você está tendo muitos problemas para controlar seus desejos, pode haver medicamentos que possam ajudá-lo . Não recomendamos ou sugerimos o uso de auxílio para substituição de nicotina ou como suplementos. Não tome estes medicamentos sem a consulta prévia com o seu médico. Estamos listando isso apenas para fins informativos.

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